É um jogo de cartas colecionáveis, conhecido pela sigla em Inglês TCG, Trading Card Games. Os participantes criam baralhos de jogo personalizados em jogos de estratégia, combinando estrategicamente suas cartas aos seus objetivos.
A origem do Trading Card Game
Antes de mais nada, vamos falar da origem do Trading Card Game. Antes dos TCGs, os RPGs (role playing games), em especial Dungeons & Dragons, dominavam o mercado de jogos alternativos.
Foi quando os estudantes Richard Garfield e Mike Davis tiveram uma ideia para um jogo de tabuleiro chamado RoboRally e apresentaram para a Wizards em 1991. Mas a Wizards não tinha os recursos para fabricá-lo e pediu a Garfield para fazer um jogo que iria pagar a criação de RoboRally.
Este jogo teria que exigir o mínimo de recursos para montar e apenas 15 a 20 minutos para jogar.
Fã de Dungeons & Dragons, Garfield então resolveu pegar um antigo projeto seu, “Five Magics”, um jogo de cartas inspirado na mecânica do jogo de tabuleiro Cosmic Encounter, os dois projetos resultaram em Magic: The Gathering. Magic: The Gathering, foi o primeiro jogo a apresentar o conceito moderno de cartas colecionáveis.
Hoje, trinta anos depois, com o sucesso comercial de Magic: The Gathering, empresas lançam dezenas de TCGs anualmente, mas a maioria tem baixa repercussão e aceitação popular.
Dentre os mais difundidos estão Pokémon TCG, Yu-Gi-Oh! TCG e Propósito 21. Além disso, vale ressaltar que Magic: The Gathering, Pokémon TCG e Yu-Gi-Oh! TCG são jogos fantasiosos. Porém, Propósito 21 é um simulador de realidade futura, com grande carga educacional e preparação para a vida.
Por que devo jogar Trading Card Game
Brincar é bom, ajuda a deixar de lado a pressão da vida real.
Jogar é melhor ainda, te faz vivenciar de forma intensa e comprometida uma emulação da vida real, sem perder o prazer e o caráter divertido do brincar. O motivo técnico para começar a jogar TCG parece contraditório. Num mundo cada vez mais tecnológico, as competências sociais e emocionais tornam-se mais importantes e fundamentais para as pessoas.
Mais do que a capacidade de usar um equipamento eletrônico ou um app, saber se relacionar com pessoas, comunicar e se adaptar às circunstâncias diversas é o diferencial no desenvolvimento da carreira, da família e do espírito.
Estudos já comprovaram que as competências socioemocionais são as maiores impulsionadoras de realizações ao longo da vida. Desenvolver competências socioemocionais resulta em boa saúde, bem-estar pessoal e prosperidade, pois essas competências são a base de todo o processo de aprendizagem.
Evidências de benefícios surgiram no trabalho com jogos de raciocínio como ferramentas mágicas no desenvolvimento das habilidades socioemocionais e cognitivas. Em 2017, a 4ª Turma do TRF da 3ª Região passou a tratar jogos de cartas colecionáveis como livros, dada sua contribuição no repasse de conceitos e conteúdo educacional, tornando-os isentos de PIS e COFINS, o que o fez mais acessível e democrático.
Tudo isso já é motivo, mais que suficiente, para começar a jogar Trading Card Game imediatamente, mas serei ainda mais específico quanto às habilidades que serão desenvolvidas, veja a seguir o quadro que preparei.
Quais habilidades serão desenvolvidas jogando TCG
Jogar Trading Card Game, além de divertir e fomentar a socialização, ativa e desenvolve habilidades socioemocionais:
- Responsabilidade;
- Controle da impulsividade;
- Auto avaliação;
- Autoconfiança; e
- Autoestima.
Em cada rodada de uma partida de TCG é fundamental planejar ações, superar limites pessoais e aprender com os erros, isso aciona a cognição e as emoções.
Ler e interpretar regras, resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe, cooperar, resolver conflitos, competir de forma saudável, melhorar a comunicação interpessoal, lidar com as emoções de ganhar ou perder, são também habilidades desenvolvidas ao jogar um TCG.
Veja agora a tabela com todas as habilidades desenvolvidas jogando P21:
Como começar a jogar TCG
O modelo de venda das cartas costuma seguir o padrão estabelecido pelo maior player do mercado mundial, Magic: The Gathering. As cartas são comercializadas em baralhos e envelopes (decks e boosters em inglês).
Os decks costumam ter de 40 a 50 cartas e os boosters de 5 a 13.
Na maioria dos TCG cada jogador edita um baralho de jogo (deck) contendo de 40 a 60 cartas. Os jogadores não fixam as cartas e podem trocá-las do baralho entre uma partida e outra, ou entre si, porque cada um tem seus próprios objetivos no jogo.
Em cada partida os decks são embaralhados e cada jogador começa com uma mão inicial e vai comprando mais cartas no desenrolar da partida.
Como funciona o P21, a melhor porta de entrada para o universo TCG
Os jogos de estampas ilustradas como Propósito21: Trading Card Game, combinam cards colecionáveis e jogo de estratégia. Comece sua coleção com um Deck Starter e entre imediatamente no jogo com um deck pronto para duelar.
Assim que aprender a jogar, poderá personalizar seu deck usando cards de boosters, começando com o que acompanha o Deck Starter. Você não sabe quais cards vai encontrar em um booster, a curiosidade e a surpresa fazem parte do processo. Assim você começa uma coleção e troca cards com outros jogadores para conseguir aqueles que você quer e ainda não tem.
Pingback: O que é P21? Saiba tudo sobre o TCG Propósito21 - Proposito 21 Card Game
Pingback: Como, onde e por que Comprar TCG - Proposito 21 Card Game %
Pingback: Cartas Colecionáveis: Por onde começar sua própria coleção - Proposito 21 Card Game
Pingback: Como jogar Trading Card Game: Guia básico para iniciantes - Proposito 21 Card Game
Pingback: Como Jogar Card Games e desenvolver habilidades de pensamento rápido - Proposito 21 Card Game
Pingback: Como usar Cartas de RPG para melhorar a experiência de jogo - Proposito 21 Card Game
Pingback: O que é necessário saber antes de Comprar um TCG - Proposito 21 Card Game
Pingback: Os melhores Card Games para iniciantes - Proposito 21 Card Game
Pingback: Os melhores Card Games para jogar em família - Proposito 21 Card Game