É um fresco fim de tarde de verão. Vozes familiares rodeiam a mesa. Alguém abre a caixa de papelão, por vezes tão nova que chega a brilhar, por vezes tão desgastada pelas décadas que possui um aura quase mística de ancestralidade. Uma voz lê as regras, enquanto expectativa e paciência animam os semblantes.
Mal o jogo se inicia, empolgação, tensão e suspense tomam conta da mesa. Um novo universo se abre ali, como uma fenda na realidade, e suga a todos. Gritos animados, risadas genuínas e espontâneas, e toda uma diversidade de emoções afloram.
A tia rígida e séria, o primo brincalhão, a irmã quieta e reservada, o amigo da família, falador e estravagante: cada personalidade, no mundo real apartadas entre si, sem comunalidades que os aproximem, neste universo que se abre, se percebem de repente unidas, envolvidas pela magia do jogo. Momentaneamente, as barreiras que no dia a dia os separam se desfazem.
São poucos os que não conhecem uma cena ao menos parecida com essa. Afinal, os jogos de tabuleiros são uma invenção milenar.
Além disso, se integraram à nossa cultura de tal modo que ganharam a alcunha de clássicos. Ainda mais em contraste com o gigante mercado de jogos eletrônicos, ganharam uma aura quase rústica, que parece despertar um outro lado de nossa humanidade.
Jogos de Tabuleiro para Imprimir
A simplicidade desses jogos, sua capacidade de criar um novo universo apenas com a força de nossa imaginação, nos cativa.
Quase não há quem tenha passado pela infância e adolescência sem ao menos um ou dois jogos de tabuleiro que a tenha marcado, e cuja mera lembrança não os transporte de volta para aqueles dias com a família e os amigos.
Muita coisa mudou, porém, nas últimas décadas. Num mercado cada vez mais personalizado, a maneira com que o consumidor se relaciona com os produtos vem se alterando profundamente.
A título de exemplo, a impressão 3D promete mudar e muito a relação cliente/produto nas próximas décadas, dando ao consumidor um poder que ele antes nunca teve. E o mercado de jogos de tabuleiro, é claro, não escapa dessa tendência. Jogos de tabuleiro para imprimir já são uma realidade. No restante do post mostraremos isso a você.
Vantagens dos Jogos de Tabuleiro para Imprimir
A principal vantagem, sem dúvidas, é grátis!
Imagine João. Desde sempre fissurado por jogos de todos os tipos, pelos inúmeros universos e possibilidades que esses jogos oferecem, se deslumbrou ao descobrir a possibilidade de imprimir jogos de tabuleiro. Logo passou a imprimi-los, e ficou ainda mais animado ao perceber as possibilidades que se abriam para ele.
João nunca encarou jogos com a leviandade que a maioria. Sempre os encarou com o espírito de um artista. Ao jogar um jogo, nunca deixava de considerar os detalhes e polimentos que poderiam fazer do jogo ainda mais extraordinário. Assim, a liberdade concedida a João pelos jogos de tabuleiro para imprimir virou seu mundo ao contrário, no mais positivo dos sentidos.
Ele agora podia customizar, fazer o jogo à sua vontade. O universo do jogo estava agora sob seu domínio. Quantas vezes já não se exasperara com regras que para ele não faziam sentido? Agora ele modelava as regras. Quantas vezes já não passara tanto tempo imerso no universo de um jogo que o recriara em sua mente, na busca de o refrescar e potencializar? Agora, com poder nas mãos podia dar vazão a esse impulso criativo.
Mais diversão com Jogos de Tabuleiro para Imprimir
Com os seu grupo de amigos, a diversão só aumentou. Dividiam entre si a tarefa de montar o jogo, compartilhando desse novo poder e das possibilidades, vendo a amizade se estreitar diante de novos desafios e vivências.
E essas novas possibilidades, para João, foram muito além do entretenimento. Pois que João nunca conseguiu se conectar com nada mais nesse mundo como o fazia com os jogos. Os jogos, que sempre foram sua escapatória, passaram a assumir um caráter mais real.
Não só os desafios que neles encontrava ajudavam a desenvolver habilidades que no mundo real lhe causavam dificuldades, mas toda uma gama de possibilidades de fazer dinheiro com esses jogos também se abriu para ele.
Ele passou, por exemplo, a participar de campeonatos dos seus jogos favoritos, nos quais suas habilidades passaram a lhe render dinheiro e prêmios. A ideia de, futuramente, criar o seu próprio jogo e monetizá-lo também estava agora em seu horizonte.
João descobriu todo um novo universo com os jogos de tabuleiro para imprimir, o qual enriqueceu o seu mundo. Esse universo está facilmente disponível a todos os amantes do gênero, apenas esperando, na maior parte dos casos, para ser descoberto.
Materiais necessários
Não à toa os jogos de tabuleiro para imprimir receberam a alcunha de print and play (imprima e jogue): pois tem por característica essa praticidade. Exigem dedicação e paciência, sim, para montar o jogo, uma vez impressos os componentes. Mas, no que tange ao material, é necessário apenas o básico: impressora, papel, tinta, tesoura, e talvez uma cola.
Outros materiais, como card sleeves (material para proteção das cartas), dados e peças são opcionais ou talvez específicos para alguns jogos. Uma Impressora 3D pode aumentar o seu leque de possibilidades, mas não é essencial. Em via de regra, esses materiais básicos citados acima são tudo o que você precisa para começar hoje mesmo a imprimir jogos!
Processo passo a passo
1- Escolher o jogo
Defina o jogo que deseja imprimir. Pode-se buscá-los em fóruns de jogos e sites especializados em print and play. O site Ludopedia é um dos melhores no quesito.
2 – Baixar os arquivos
Uma vez definido e encontrado o jogo, clique no link e baixe os arquivos em seu computador.
3 – Imprimir
Imprima os arquivos no papel de sua escolha. Há quem utilize folhas sulfites normais, há quem opte por um papel mais grosso e resistente. A escolha é sua, e talvez seja o ideal experimentar e ver qual material mais te agrada.
4 – Recortar
Uma vez impressos os componentes do jogo, é hora de recortar o que tiver de ser recortado, em geral as cartas, além de montar o tabuleiro.
5 – Jogar
Uma vez montado o jogo, é hora de se divertir e aprender com seus amigos!
A importância na qualidade da impressão
Falamos aqui do modo mais básico de imprimir jogos de tabuleiro. No entanto, há sempre quem não se contente com o básico, quem busque uma experiência mais completa.
De fato, é da natureza do ser humano gostar daquilo que é bem feito e bem acabado, principalmente quando essa coisa tem para ele importância. A beleza estética, querendo ou não, reverbera profundamente em nós.
Para aquele que tem nos jogos de tabuleiro uma paixão sua, utilizar para a impressão do tabuleiro, assim como para a impressão de cartas de jogo, um mero papel sulfite não será nem de perto suficiente para satisfazê-lo.
Essa pessoa, talvez você que está lendo, busca por uma experiência mais completa, e não aceitará um trabalho esteticamente ruim e de baixa resistência material.
Como dito, é do ser humano querer as coisas bem feitas quando elas lhe falam ao coração. A beleza e a precisão nos detalhes, mesmo que inconscientemente, nos animam e aumentam a vontade de nos engajarmos com a coisa em questão.Aqui vão algumas dicas, portanto, para potencializar a qualidade de seus jogos impressos:
1 – Papel Couchê ou Papel Cartão para cartas e tabuleiros
Embora possam sim ser impressos em folha sulfite, a qualidade não será das melhores. O tabuleiro, por exemplo, estará sujeito não se sustentar no lugar em face do mais leve dos movimentos, e com certeza não resistirá ao vento, se o jogo se der num lugar mais aberto. Além disso, qualquer acidente com líquidos significará a morte imediata do tabuleiro e a necessidade de refazê-lo.
No que tange às cartas, o sulfite com certeza limitará a qualidade da experiência pela facilidade com que dobra e amassa, sem falar que não serão esteticamente aprazíveis, pois que as características do sulfite não combinam bem com o que se espera de uma carta. Caso se decida pelo uso de card sleeves o sulfite também não é uma opção ideal.
Nesse cenário, o Papel Cartão ou o Couchê aparecem como alternativas de maior qualidade. Sendo mais espessos e resistentes que o sulfite, servem melhor aos propósitos dos jogos de tabuleiro para imprimir, tanto para as cartas quanto para o tabuleiro.
Uma alternativa de qualidade para o tabuleiro é a boa e velha cartolina escolar.
2 – Ferramentas de corte
Pensando na estética do jogo, algumas ferramentas podem ser interessantes para um corte mais preciso e “menos amador”.
- Uma régua de metal e um estilete rígido são boas opções para o corte.
- Tábua de corte: Superfície na qual realizar o corte. Entenda que o corte pode deixar marcas na superfície, motivos pelo qual não se recomenda que se use, por exemplo, a sua mesa para realizar essa tarefa. Uma tábua de plástico grosso, ou uma peça de vidro (apenas para adultos) é provavelmente a melhor alternativa, já que não desgasta muito a lâmina e permite uma boa qualidade de corte.
3 – Usar caixas de papelão para enrijecer
Uma ótima alternativa para tornar os cards e tabuleiros impressos mais rígidos, resistentes e agradáveis para jogar, é sem dúvida, cola-los em papelão duro após a impressão.
Para essa tarefa de bricolagem, recomendamos o uso dos seguintes ítens:
- 1 caixa de sapato;
- 1 tesoura sem pontas; e
- 1 cola de bastão, não use cola líquida, ela enruga o papel sulfite impresso, dando aspecto de mal feito.
Top 10 Jogos de Tabuleiro para Imprimir
10 – Zombie in my Pockets
Zombie in my Pockets é um jogo criado realmente com o intuito de ser grátis. Um print and play em sua essência, por assim dizer.
Nele, mortos retornam como zumbis, e você deve encontrar, no templo do mal, o objeto para derrotá-los e assim salvar o mundo.
Facão, motosserra, tacos de golfe e até o fêmur do seu tio são algumas das armas à sua disposição. O objetivo do jogo é encontrar o totem zumbi e enterrá-lo no cemitério de um quintal.
O jogo é para apenas um jogador. Contém 9 cartas e 16 terrenos, além do manual.
Zombie in my Pockets, assim como a maioria dos jogos dessa lista, não estão em Português, mas você pode traduzir. Apenas as duas primeiras posiçõe da nossa lista são jogos nacionais, feitos originalmente em língua portuguesa do Brasil.
Baixe o jogo Zombie in my Pockets aqui
9 – Red7
Red7 é um jogo estratégico e de curta duração, de 2 a 4 jogadores.
É composto por 7 cores de cartas, cada qual numerada do 1 ao 7. A chamada carta Tela define a regra do jogo no início, mas a regra pode ser mudadas pelos jogadores durante a partida com suas respectivas cartas, o que confere dinâmica e um grau de imprevisibilidade ao jogo.
Há uma hierarquia não só dos números, mas também das cores, uma vez que as cores “mais quentes” (vermelho sendo a mais quente) são mais fortes que as “menos quentes”. Vermelho e laranja são, assim, as cores mais fortes, sendo que o vermelho é mais forte que o laranja.
O objetivo é sempre estar vencendo ao final da sua rodada. Caso contrário, o jogador é eliminado. O último a sobrar ganha.
Faça download do PnP do jogo Red7 aqui
8 – Coin Age
Coin Age é um jogo de controle de espaços, para duas pessoas. Os jogadores usam moedas para controlar as regiões do mapa.
Em suas respectivas rodadas, cada jogador pega uma moeda de cada tipo (quarto, níquel, penny e dime), as chacoalham e jogam. Cada face da moeda é de um “tipo”, como se uma peça de xadrez fosse metade preta e metade branca.
Ao chacoalhar e jogar a moeda, aquela que corresponder ao “tipo” do jogador na partida poderá ser posicionada no mapa, de acordo com sua vontade. Pode-se posicionar sua moeda numa área dominada pelo oponente, desde que o valor dessa moeda seja inferior ao da moeda dele.
O jogo termina quando todas as regiões estão tomadas, e vence aquele que somar mais pontos.
Imprima o jogo Coin Age Grátis, aqui
7 – Bullfrogs
Bullfrogs, assim como o Coin Age, é também um jogo de controle de espaços. De 1 a quatro jogadores, cada participante tem sob o seu comando um exército de sapos, que se digladiam com o objetivo de controlar o pântano.
De início, cada jogador recebe seu exército e suas cartas. As cartas representam as vitória-régias, locais do mapa onde os exércitos serão depositados durante o jogo.
As cartas determinam a quantidade de ações, de sapos e a pontuação. Vence a carta o jogador com a maior quantidade de sapos nela, uma vez que todos os espaços da carta estão preenchidos.
Terminadas as cartas, conta-se a pontuação de cada jogador e também a quantidade de sapos para determinar o vencedor.
Aproveite para baixar o jogo Bullfrogs agora
6 – Secret Hitler
Nos transportando para uma Alemanha em plena ascensão do nazismo, Secret Hitler é um jogo de cooperação e conspiração. Divididos secretamente entre liberais e fascistas, cada grupo, deve lutar pelo seu objetivo: os fascistas para colocar Hitler no poder; os liberais para impedi-los. Um dos jogadores será Hitler.
Apenas os fascistas sabem, de início, quem são e quem é Hitler. O jogo termina nas seguintes condições:
- Quando os liberais conseguirem aprovar cinco de suas políticas (vitória dos liberais)
- Quando os liberais conseguirem assassinar Hitler (vitória do liberais)
- Quando os fascistas passarem seis de suas políticas (vitória dos fascistas)
- Quando os fascistas passarem três de suas políticas e elegerem Hitler chanceler (vitória dos fascistas.
Clique agora para imprimir Secret Hitler
5 – Oh My Lair!
Em Oh My Lair, você é o único jogador: um mestre de masmorra que recebe, em meio ao seu café da manhã, a notícia de que há um herói com a intenção de te matar. Seu objetivo é comandar seus asseclas para, conquistando posições, coletando recursos e invocando criaturas, derrotar o herói.
Cada turno contém quatro fazes:
1 – Preparação: Os asseclas se reúnem com seu mestre
2 – Ordem: Conquista de regiões e captação de recursos dessas regiões
3 – Compra: Adquirimento de monstros e o posicionamento deles no tabuleiro para enfrentar o herói
4 – Herói: A movimentação do herói em sua direção e as batalhas decorrentes disso.
Ganha-se o jogo ao derrotar o herói antes que ele alcance você.
Imprima o jogo Oh My Lair! agora
4 – Black Stories (Histórias Sinistras)
Black Stories é um jogo para 2 a 8 pessoas, cujo objetivo é desvendar as histórias (sinistras) contidas nas cartas. Cada carta possui frente e verso. Um dos lados, lido para todos, contém o título (em si uma pista), uma ilustração e uma apresentação do mistério. O verso, lido apenas por um dos jogadores na rodada, contém a resolução.
O jogo consiste em fazer perguntas para o leitor da carta, cujas únicas respostas são: sim, não ou irrelevante. À medida que novas pistas vão surgindo, o caso vai sendo elucidado. A rodada termina quando um dos jogadores elucidar o caso.
Faça download de Black Stories (Histórias Sinistras)
3 – Timeline
Timeline é um jogo com intuito instrutivo, para 2 a 6 jogadores. Com cartas que representam os mais variados eventos históricos, o objetivo do jogo é colocá-las em ordem cronológica. Cada carta contém um evento ou invenção, e o seu trabalho é saber dizer qual deles ocorreu primeiro.
A cada nova rodada, um jogador põe uma nova carta à mesa. Se ela foi posta corretamente em relação às demais, isto é, se sua cronologia está correta em relação às outras, ela fica ali.
Caso o contrário, é retirada da mesa, e o jogador deve comprar uma nova carta.
O primeiro jogador a colocar todas as suas cartas na mesa ganha. Por ser um jogo educativo, Timeline é o game onde ninguém perde, pois todos aprendem.
Download do jogo Timeline, aqui
2 – F.D.P – Foi de Propósito
F.D.P – Foi de Propósito é um jogo para desfazer amizades e ganhar verdadeiros inimigos.
A cada rodada uma carta contendo a primeira metade de uma pergunta é escolhida, devendo ser completada com uma carta de resposta.
A ideia é gerar frases divertidas, em geral de humor negro e duplos sentidos. Não é um jogo para quem se ofende com facilidade, ou leva as coisa muito a sério! F.D.P é um jogo para gerar risadas, ideal para momentos de descontração.
Baixe o jogo F.D.P – Foi de Propósito, agora (Esse não é grátis, mas vale a pena!)
1 – TCG Propósito21
Em primeiro lugar de nossa lista, o TCG Propósito21: O Card Game do futuro desejado! Difere dos demais Trading Card Games por não se passar num universo fantasioso, cheio de monstros e criaturas míticas, mas sim no “mundo real”, ou numa emulação dele.
Suas personagens são todas humanas, e o mundo no qual transitam é o nosso. Suas aspirações, desejos, ambições, virtudes e defeitos são as nossas, os desafios que enfrentam, aqueles que enfrentamos.
Por que jogar o TCG Propósito21, então? Pois, diferente do “mundo real”, nele temos toda uma gama de escolhas que não nos é normalmente concedida. Dentre as personagens disponíveis, podemos ser quem quisermos ser: de traficante a presidente.
Num ambiente seguro, por assim dizer, sem consequências reais, podemos enveredar por caminhos que nossa realidade não permite, ou que nunca escolheríamos de fato na realidade, mas no qual, no universo do jogo, podemos mergulhar sem medo e com espírito de aventura e aprendizado.
Nessas aventuras, nos depararmos com questões e desafios que, ainda que estejamos vivendo uma personagem, são questões e desafios correlacionado aos nossos no “mundo real”. Assim, enquanto jogamos, desenvolvemos habilidades que nos são úteis não apenas nos jogos, mas também na vida.
Mais do que isso: ao mergulharmos conscientemente neste universo, e o fazermos numa persona diferente, fazemos um exercício de consciência que não gera apenas uma conclusão ou aprendizado específico, mas sim aprofunda nossa visão e compreensão de mundo.
Dentro desse aprofundamento, inúmeras ideias, respostas, noções e reflexões, antes impossíveis para nós, florescem. Ao integrá-las em nosso ser, crescemos como seres humanos, e estamos mais prontos para vida e seu infindável mar de desafios.
Por isso o TGC Propósito21 figura no topo de nossa lista. Baixe o print and play de P21 agora mesmo!
Considerações Finais
O mercado de jogos de tabuleiro para impressão é um mercado que só tende a se expandir.
Com uma cultura cada vez mais dominada pelos games, a impressão de jogos de tabuleiro, como vimos, oferecem ao cliente inúmeras possibilidades, desde de a aquisição de jogos por um preço mais baixo à experiência de fazer ele mesmo o jogo, tendo portanto controle dos processos e podendo modificá-lo à sua regalia.
Vale a pena ressaltar que, existem possibilidades para conseguir retornos financeiros, as três possibilidades mais atraentes, são:
- Participar de campeonatos com premiação em dinheiro;
- Criar seu próprio jogo e começar a comercializa-lo; ou
- Virar representante de algum jogo popular na sua região e ganhar dinheiro por indicação.
Demos a você dez ótimas opções de por onde começar sua jornada nesse universo. Embarque nela e descubra um mundo novo, com novas possibilidades e perspectivas.
Deixo aqui a minha opinião como amante dos jogos de tabuleiro, os jogos F.D.P – Foi de Propósito e o TCG Propósito21 são minhas duas opções preferidas, vale a pena testar e se apaixonar ❤️