Nos relacionamos virtualmente com fotos e vídeos.
Nos transformamos em máquinas de likes e medimos amor pela quantidade de seguidores. O desafio do século XXI é valorizar o ser humano como humano, que sorri, chora, briga, brinca, erra e acerta. Não apenas liga, tira, posta e curte.
Aprender a se relacionar com pessoas humanas está cada vez mais burocrático. Por isso devemos nos concentrar em desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais.
Substitua o videogame e as redes sociais pelo TCG
É super gostoso brincar de videogame, totó, sinuca e baralho. Nesse momento vai embora qualquer estresse, repondo a energia para retomar os compromissos, além de socializar, claro. Mas é só isso. Que tal ir além de socializar e desestressar?
Aí entram os jogos de raciocínio como ferramentas mágicas no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas, com capacitação – divertida – para planejar ações, criar, trabalhar em equipe, desenvolver autoconfiança, resolver problemas e tomar decisões. Para tudo isso, é acionada a cognição e principalmente as emoções.
Brincar é bom, faz deixar de lado a pressão da vida real. Porém, jogar faz vivenciar de forma intensa e comprometida uma emulação da vida real, sem perder o prazer e o caráter divertido do brincar.
Alguns jogos de raciocínio são enriquecidos com a metodologia RPG em Card Game, como é o caso do Card Game Propósito21. Conheça o jogo, ele é a renderização vivenciada da realidade.
Ter um objetivo, um propósito; planejar ações, gerenciar recursos, tomar decisões para atingir metas e agir limitado (ou não) por regras são apenas alguns exemplos do que é comum na experiência do RPG P21 e da realidade.
Entenda as Habilidades Socioemocionais e Cognitivas
Começar a jogar o Card Game Propósito21 com seus amigos e familiares, além de se divertir e fomentar a socialização (principalmente entre gêneros, o que definitivamente não acontece no videogame, totó e sinuca), desenvolve habilidades socioemocionais:
- Responsabilidade;
- Controle da impulsividade;
- Auto avaliação;
- Autoconfiança; e
- Autoestima.
Em cada rodada de uma partida de P21 TCG é fundamental planejar ações, superar limites pessoais e aprender com os erros, isso aciona a cognição e as emoções.
Ler e interpretar regras, resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe, cooperar, resolver conflitos, competir de forma saudável, melhorar a comunicação interpessoal, lidar com as emoções de ganhar ou perder, são também habilidades desenvolvidas ao jogar o card game Propósito 21.
Veja agora a tabela com todas as habilidades desenvolvidas jogando P21:
Aprenda a desaprender, conhecer, conviver, trabalhar e ser
Demasiados conhecimentos técnicos e conceituais não são suficientes para tomar decisões coerentes a fim de desaprender, conviver, trabalhar e ser.
Dar a devida atenção ao desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas e, principalmente socioemocionais, no DNA da sociedade, constituirão importantes ferramentas para alavancar as soluções necessárias aos novos desafios da humanidade. Propósito21 é um jogo de cartas colecionáveis e evolutivas, conhecido pela sigla P21.
Um jogo de estratégia no qual os participantes criam baralhos de jogo personalizados, combinando estrategicamente suas cartas à seus objetivos. P21 criou uma nova estratégia de desenvolvimento humano baseada no RPG em Card Game.
Aproveite para conhecer mais, já temos resultados surpreendentes de humanos sendo mais humanos!
Pingback: O que é TCG, saiba tudo sobre Trading Card Game - Proposito 21 Card Game
Pingback: Como avaliar as Habilidades Socioemocionais dos funcionários - Proposito 21 Card Game
Pingback: Habilidades Socioemocionais para uma vida mais equilibrada - Proposito 21 Card Game
Pingback: Jogo FDP - Foi de Propósito: Se divirta perdendo amigos - Proposito 21 Card Game