A palavra “brincar” é aceita com prazer pelo cérebro humano. Ao contrário disso, a palavra “regras” já provoca uma resistência inconsciente quando as pessoas a ouvem. As pessoas usam essas palavras juntas num jogo, correspondendo à Mecânica do Jogo.
Então podemos resumir a explicação do que é Mecânica de Jogo como sendo as regras operacionais para Brincar. Além disso, o Dicionário do Google completa o conceito dizendo ser o “conjunto dos meios empregados para se atingir determinado fim.”
O que devo saber sobre Mecânica de Jogo
Saiba, da Mecânica do Jogo, apenas o básico, mais que isso pode atrapalhar. Você tem que saber o mínimo para enriquecer sua experiência de jogo e se divertir cada vez mais. Deve entender o suficiente para responder à cinco perguntinhas básicas:
- Que tipo de jogo é esse?
- O que tem que fazer nele?
- O que acontece então?
- Qual meu objetivo no jogo?
- Como ganho?
Assim, a temática do jogo, considerada o eixo organizador da experiência, atrela incondicionalmente toda a Mecânica de Jogo.
A temática de Magic: The Gathering gira em torno de duelos entre poderosos magos com super magias. Já Pacman consiste em fugir com agilidade; Tetris desafia o jogador a realizar cálculos espaciais.
No Xadrez, o objetivo é matar o rei movendo um exército com diferentes habilidades (movimentos). Assim a temática é o que explica a experiência do jogo de maneira ampla.
Gerenciar Recursos é a Mecânica do Card Game P21
O maior site referencial no assunto, o BoardGameGeek lista 51 mecânicas de jogos analógicos. Mas, se formos extremistas, chegaremos a centenas. Nós daremos nossa atenção à mecânica Gerenciar Recursos.
O Trading Card Game Propósito 21 atribui uma lista robusta de mecânicas de jogo, incluindo regras independentes e específicas para cada card. Tudo isso dá margem à táticas complexas e escolhas difíceis a cada turno.
Mesmo com tantas variantes estratégicas, a mecânica de Gerenciar Recursos está presente em todos os momentos do jogo.
Para fazer qualquer coisa no jogo você precisa primeiro gerar crédito, é o que você usa para pagar os custos. Cada card possui seu custo para ser usada, então você gera crédito quando percebe a necessidade de usar determinado card.
De onde vem o crédito?
O TCG Propósito21 possui cards específicos, denominados Moedas de Troca. Todas as moedas de troca do jogo geram crédito. Vire uma delas para adicionar um crédito ao seu montante de crédito.
Outros cards, como alguns Membros com a habilidade “Dinâmico”, também podem gerar crédito. Esses cards terão algo descrito assim: “Adicione 1 crédito ao seu montante de créditos”. A cada rodada você recebe uma Moeda de Troca.
Você pode acumular um total de 10 Moedas de Troca. A cada rodada você “vira”, gerando os créditos necessários para custear suas jogadas. Ao final de cada rodada, as Moedas de Troca retornam ao estado inicial para que os jogadores possam usá-las novamente.
A metáfora da vida real
O ato de gerenciar recursos no jogo envolve um misto de sentimentos: satisfação, empolgação, ilusão, incapacidade, controle, impulsividade, medo e coragem.
Na vida real, esse conjunto de emoções aflora a todo momento quando precisamos tomar decisões que envolvem investir recursos escassos, como dinheiro e tempo.
A diferença é que no jogo temos mais coragem de arriscar, pois o peso do erro é menor.
Essa é uma oportunidade que passa aos olhos dos jogadores sem ser notada, a oportunidade do treinamento.
O treinamento é a condição mor no desenvolvimento de habilidades. É treinando que nos capacitamos para desenvolver atividades próximas à perfeição. Aproveitar cada partida como se fosse um treino para a vida real é um benefício ao jogar o TCG P21.
No jogo temos mais coragem e podemos arriscar mais.
Jogar e treinar a Gestão de Recursos
Errar sem medo e assumir as consequências geradas a partir de uma decisão errada tomada no jogo, traz intimidade com o erro, consequentemente, tranquilidade para executar ações de resolução dos problemas na vida real.
Envolve a segurança interior na gestão do recurso.
Isso significa que os jogadores construíram a crença de alcançar certo resultado em determinadas situações vivenciadas no jogo. A confiança está relacionada com a sensação de olhar para uma ação futura, que vai acontecer, e ainda não ter uma certeza empírica.
Mas o cérebro foi exposto, no jogo, a consequências satisfatórias partindo de situações similares. Nesse momento foram criadas possibilidades reais de futuros desejados.
Te ajudar a implementar na vida real o que é aprendido no jogo é a missão do Trading Card Game Propósito21, entenda mais!
Pingback: Por que as Habilidades Socioemocionais são tão importantes? - Proposito 21 Card Game
Pingback: Desenvolvendo sua própria experiência de RPG em Cartas - Proposito 21 Card Game